Todos somos criativos
Café da manhã promove e celebra a cena inovadora da cidade
Em 2008, Tina Roth Eisenberg morava em Nova York e sentia falta de um espaço colaborativo em que os trabalhadores da indústria criativa pudessem trocar experiências, motivações e inspirações. Assim começou o CreativeMornings, um café da manhã mensal e gratuito, temperado com uma pequena palestra de alguma pessoa da comunidade local. Até agora, foram realizados eventos em mais de 170 cidades no mundo, mobilizando a comunidade criativa e uma incansável rede de voluntários. O conceito é simples: com um pouco de inspiração, todos podemos descobrir soluções inovadoras.
Porto Alegre é uma dessas cidades. Desde 2015, uma vez por mês, a equipe liderada pela host Juliana Macedo promove encontros nos quais escritores, designers, artistas e, literalmente, qualquer pessoa com vontade de expandir seu potencial criativo se reúnem para tomar um café fresquinho e trocar ideias. A cada edição, o CreativeMornings apresenta um tema central, escolha que guia a definição do palestrante local – para se ter ideia da diversidade da relação de convidados, a lista abrange desde uma monja budista até uma drag queen em Porto Alegre. Os locais em que se realizam as reuniões mudam mensalmente para que a comunidade possa explorar novos espaços e conhecer um pouco mais das opções oferecidas pela cidade. Exemplos? Já foram promovidos eventos no Translab, laboratório de inovação social no Bom Fim, no Espaço Cultural 512, na Cidade Baixa, e, mais recentemente, no estúdio Audio Porto, referência nacional em tecnologia musical, no Quarto Distrito.
O segredo para dar certo? Muita disposição da equipe de voluntários, que trabalha antes para deixar tudo organizado e, no dia marcado, acorda cedinho para montar o café da manhã – é bom que se diga que recebe o valioso apoio de empresas de comida e bebida. A ideia é enriquecer e celebrar a cena criativa da cidade, promovendo um espaço para que indivíduos com vontades em comum possam se conectar.
– A dica é deixar o ego na entrada e passar pelo marco da porta com a cabeça aberta para encontrar novas pessoas e muito conhecimento, sugere a coorganizadora Luísa Rosa.
A totalidade das palestras feitas até agora no mundo inteiro está disponível em vídeo no site do CreativeMornings. Se eu fosse você, não perderia a chance de tomar um café com essa galera no próximo mês.
O CreativeMornings acontece uma vez por mês, sempre numa sexta-feira, das 8h30 às 10h. Para ficar por dentro da programação, é só acompanhar a página no Facebook ou se inscrever na Newsletter.