Histórias de Porto Alegre
Livro do Rua da Margem será lançado nesta sexta-feira, dia 8/11, na Feira do Livro e no bar Guernica, na Cidade Baixa
Rua da Margem traz à tona uma Porto Alegre que pouco aparece por aí – a cidade do Barão da João Alfredo, do Ildo da Lanchera, do Sid do Bambu’s, do Pé Palito, do seu Cláudio do Parangolé, da cantora Valéria, da atriz Arlete Cunha, do cartunista Santiago, do Brique da Redenção, da Galeria Chaves, a primeira galeria da capital gaúcha...
Uma cidade plural e diversa, vaidosa de sua história e aberta à cena contemporânea.
Agora, as melhores reportagens que passaram pelo site – sobre pessoas e lugares que merecem tinta e papel – estão reunidas em livro: Rua da Margem – Histórias de Porto Alegre, editado pela Libretos. reúne textos do jornalista Paulo César Teixeira publicados desde outubro de 2017, quando o portal foi criado pelo autor e a publicitária Luísa Rosa (pai e filha).
O lançamento de Rua da Margem – Histórias de Porto Alegre vai acontecer na sexta-feira, dia 8/11, com sessão de autógrafos às 17h na Praça Central da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. Ainda no dia 8/11, a partir das 19h30min, Paulo César, o Foguinho, estará autografando a obra também no bar Guernica, na Travessa dos Venezianos, 44, na Cidade Baixa.
No Guernica, além de sessão de autógrafos, será realizada uma roda de conversa com a participação de personagens que aparecem nas reportagens. Em seguida, a noite fecha com o show Elisa Meneghetti Canta Nei Lisboa, com a cantora Elisa Meneghetti navegando no repertório de um dos mais representativos compositores de Porto Alegre, acompanhada ao violão por Filipe Narcizo.
Em tempo: no dia 8/11, às 16h, o autor participa do debate A cidade como um personagem, ao lado do jornalista Lourenço Cazarré no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.
Rua da Margem – Histórias de Porto Alegre destaca cenários e personagens que encantam e ajudam a transformar a capital do RS num lugar mais saudável e prazeroso de se viver. Além disso, a obra traz reportagens inéditas, especialmente produzidas para o livro, que recontam a história da Cidade Baixa guiadas pelos olhos de antigos moradores do bairro mais boêmio e cultural de Porto Alegre. A obra tem produção executiva e designer gráfico de Luísa Rosa, com fotos de Fernanda Chemale na contracapa e de Marcos Nedeff no material inédito publicado na versão impressa.
Antes de fundar há dois anos o site Rua da Margem, Paulo César Teixeira já havia lançado três livros pela Libretos: Esquina Maldita (2012), Nega Lu – Uma Dama de Barba Malfeita (2015) e Darcy Alves – Vida nas Cordas do Violão (2010). Em seu trabalho, busca construir uma "arqueologia das sombras" de Porto Alegre, revelando ou reconstituindo figuras e espaços desconhecidos do grande público.
Como jornalista, Paulo César, o Foguinho, tem textos publicados nas revistas Istoé, Veja, Época e Carta Capital e nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Zero Hora e Jornal do Comércio. Ganhou o Prêmio ARI (Associação Riograndense de Imprensa) de Reportagem Cultural, em 2005 e 2008, por Um certo Erico Verissimo e A Rua da Margem, ambas as matérias veiculadas pela revista Aplauso.
Campanha de Apoio no Catarse
Até a meia noite de sexta para sábado, entre os dias 8/11 e 9/11, prossegue a campanha na plataforma do Catarse para custear a produção da obra, com recompensas que incluem desde um jantar do projeto de cozinha artesanal Mucho Gosto no bar Guernica a um chope artesanal no bar I Love CB, passando ainda por brindes como bottons da Free Bottons e chaveiros e porta-livros produzidos em tecido pela marca A Mãe Que Fez.
SERVIÇO:
Livro: Rua da Margem – Histórias de Porto Alegre
Autor: Paulo César Teixeira
Produção Executiva e Projeto Gráfico: Luísa Rosa
Produção Gráfica Editorial: Clô Barcellos
Contracapa: Imagens de Fernanda Chemale
Reportagens especiais com fotos de Marco Nedeff
Editora: Libretos