Livro do Rua da Margem ganha Prêmio AGES 2020
Obra que reúne reportagens publicadas no portal e material inédito foi premiada pela associação gaúcha dos escritores, na categoria Não Ficção, no dia 30/11
O livro Rua da Margem – Histórias de Porto Alegre, de Paulo César Teixeira, editor do portal Rua da Margem, ganhou o Prêmio AGES 2020, da Associação Gaúcha de Escritores, na categoria Não-Ficção. Neste ano, a premiação contou com 157 inscritos. Em função da pandemia, a cerimônia de entrega aos vencedores foi realizada em formato on-line. em 30/11.
Rua da Margem – Histórias de Porto Alegre traz à tona uma Porto Alegre que pouco aparece por aí – a cidade do Barão da João Alfredo, do Ildo da Lanchera, do Sid do Bambu’s, da cantora Valéria, do Pé Palito, do seu Cláudio do Parangolé. Uma cidade plural e diversa, vaidosa de sua história e aberta à cena contemporânea.
A maior parte das reportagens já havia sido divulgada no site criado pelo autor e a designer estratégica Luísa Rosa (pai e filha), em outubro de 2017.
Mas há também material inédito, especialmente produzido para a obra impressa, com textos e imagens que recontam a história da Cidade Baixa, guiadas pelos olhos de antigos moradores do bairro mais boêmio e cultural de Porto Alegre.
— Estamos muito felizes e envaidecidos com a premiação, que chega num ano tão traumático e cheio de incertezas, como o que estamos vivendo. O livro está em sintonia com a ideia do portal de destacar personagens e cenários de Porto Alegre que não aparecem com frequência na mídia mais tradicional — afirmou Paulo César, ao receber a premiação.
Lançado em novembro do ano passado pela Libretos Editora, Rua da Margem – Histórias de Porto Alegre tem produção executiva e designer gráfico de Luísa Rosa, além de fotos de Fernanda Chemale na contracapa e de Marcos Nedeff nas matérias inéditas da versão impressa.
Paulo César Teixeira, o Foguinho, já havia conquistado o Prêmio AGES, na mesma categoria, em 2016, com o livro Nega Lu – Uma Dama de Barba Malfeita. Jornalista com textos publicados nas revistas Istoé, Veja, Época e Carta Capital e nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Zero Hora e Jornal do Comércio, ele também é autor dos livros Esquina Maldita (2012) e Darcy Alves – Vida nas Cordas do Violão (2010), ambos pela Libretos.